domingo, 14 de dezembro de 2008

Sistemas mediáticos ibéricos - Tão perto, mas tão longe


Portugal e Espanha, dois países ligados geograficamente, todavia, com características tão remotas. Resumindo um pouco a história dos factores que conduziram a estas disparidades no universo da comunicação, podemos destacar que, enquanto Espanha desenvolvia a economia e assegurava o futuro, modernizando-se por completo, Portugal deparava-se com sucessivas guerras coloniais. Os diferentes acontecimentos históricos que marcaram e formaram os dois países em questão, levou a que estes possuíssem diferentes atitudes, logo, diferentes sociedades.
Factos como a multiplicidade linguística, induziram a uma descentralização e uma autonomia comunitária na Espanha, que ainda hoje é praticamente inexistente em Portugal, o qual centra todo um país na sua capital.
Em Espanha, o número de jornais, rádios e estações televisivas existentes que atingem um elevado nível de pluralidade e difusão, é bastante extenso. O que leva a que o conceito de imprensa diária regional e local se torne numa realidade do sistema mediático. Em Portugal a ausência de média com audiência nacional, que não seja sediada em Lisboa tornou-se uma constante, e apenas o Jornal de Notícias e O Jogo, conseguem ultrapassar as barreiras da sua região.
Este debate foi proposto para que possamos compreender a realidade jornalística espanhola e portuguesa, mas também as rotinas produtivas utilizadas em ambos os países, aperfeiçoando-se ainda os sistemas mediáticos.




Convidados Principais:

Javier Fernández Arribas – Director dos Serviços Informativos de Punto Radio, Madrid
J. M. Nobre Correia - Mediólogo, professor  na Université Libre de Bruxelles  
OBERCOM 
Cesário Borga - Ex-Correspondente da RTP em Madrid

Sem comentários: