terça-feira, 9 de dezembro de 2008

“Google: ferramenta de pesquisa para os jornalistas”


Proposta Temática:

As novas tecnologias permitem uma diferente apresentação das notícias, o que faz com que muitos leitores optem pela simplicidade da internet. Esta ferramenta provocou alterações profundas no campo do jornalismo, modificando o trabalho produtivo e a rotina diária. Certamente que a utilização desta tecnologia trouxe uma maior autonomia aos jornalistas, pois funciona como uma fonte permanente de informações e suaviza as barreiras do espaço e do tempo.

O aparecimento dos motores de busca possibilitou o acesso rápido e eficaz à informação, tal como, o “Google” que é um dos recursos mais utilizados no universo on-line.

Pretendemos assim, compreender de que forma os jornalistas o utilizam como ferramenta de pesquisa e de que modo este motor de busca agiliza e influência a pesquisa do jornalista. A veracidade da informação contida no Google, as vantagens e contrapartidas da ferramenta de busca, são alguns dos objectivos a atingir neste encontro. Será que o Google causa perda de espírito de informação? Será uma forma de enriquecimento da informação? Como é que os jornalistas utilizam o Google?

Proposta de Convidados:

Helena Garrido (subdirectora do “Jornal de Negócios”)
António Granado (editor do “publico.pt”)
Teresa Alves (coordenadora online da TSF)

Grupo responsável:

Beatriz Cruz
Joana Fistilla
Marta Bagão
Sónia Assunção
Susana Cruto
Andreia Ventura





Sem comentários: