segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Marketing Guerrilha: o futuro da publicidade?


Proposta temática:

O conceito de Marketing Guerrilha surge associado à guerrilha bélica, ou seja, um tipo de guerra não convencional, prática e flexível, na qual a principal estratégia é a ocultação e fácil mobilidade dos guerrilheiros.
Na maioria das vezes, este tipo de marketing é utilizado por pequenas empresas com recursos financeiros limitados, de forma a fazer frente às grandes empresas. Utilizando a rua como espaço de propaganda, foge aos media tradicionais reduzindo fortemente os custos.
Actualmente, segundo a opinião de estudiosos, existem muitos media e “é sempre a mesma coisa” Existem muitas publicidades na Televisão, outdoor, jornais, Internet, rádio onde as pessoas já não prestam atenção. Neste sentido, o Marketing de Guerrilha ajuda as empresas a criarem uma experiência capaz de gerar atenção e envolver as pessoas. Os consumidores podem participar das acções e interagir. É uma forma de criar um diálogo, diferente de uma mensagem unilateral dos meios tradicionais. Este tipo de publicidade tem também como objectivo chocar o público numa tentativa de não deixar ninguém indiferente.
Tentaremos primeiramente que este tema seja apresentado numa palestra, pois pretende-se que, especialistas da área, venham esclarecer melhor este tema, nomeadamente como apareceu em Portugal, onde pode ser encontrado, como se faz e se possível a apresentação de certas criações da empresa convidada. Se tal não for possível, passaremos para debate, onde será direccionado para outro sentido.
No que se refere ao debate, temos como objectivo descobrir até que ponto, ou não, este método é vantajoso a todos os níveis, tais como: custo e audiência. Outro dos factores é a questão da Ética, serão demasiadamente fortes e chocantes alguns dos conteúdos utilizados no marketing guerrilha? De que forma estão as empresas portuguesas a reagir a este novo tipo de publicidade. Olham com desconfiança, ou aderem cada vez mais?

Possíveis Convidados:

Membros da Torke Stunt agência de Publicidade:
• André Rabanea
• Pedro Alegria

Membros da Bazooka agência de marketing de guerrilha

Grupo Responsável:

Ana Matilde

Ana Tavares

Carolina Redol

Cristina Peralta

Flávio Miranda

Marco Ferreira



Sem comentários: