sábado, 19 de janeiro de 2013

Proposta Temática - Publicidade: que limites?


Em primeiro lugar, há que explicar o conceito de “Publicidade”. Esta palavra deriva do latim publicis e representa o ato de dar a conhecer um produto ou conjunto de produtos por empresas ou estabelecimentos, estimulando o seu consumo. É originária da “propaganda” e mais tarde assume a sua separação desta. 
Desde o início do séc. XX, que a Publicidade deixou de ser apenas um instrumento comercial para anunciar produtos, passando a ser uma arma poderosa para o sistema produtivo industrial. Ao utilizar múltiplas e variadas técnicas de persuasão, de manipulação e educação de mentalidades, a Publicidade veicula valores e ideias que a tornam uma peça fundamental do consumismo. 
Atualmente, a Publicidade exerce uma grande influência na sociedade de massa, não dispondo apenas dos meios tradicionais, devido ao desenvolvimento crescente das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). 
Contudo, existe muita saturação publicitária e mesmo algum ceticismo em relação à própria Publicidade. Este facto tem aberto caminho a que outras técnicas se construam no universo comunicativo. O patrocínio e o “product placement” são disso exemplo e demonstram como a comunicação comercial pode ser subtil e/ou até mesmo intrusiva. 
O futuro da Publicidade não irá passar apenas pelos spots televisivos mais criativos ou os outdoors mais dinâmicos. A verdade é que o consumidor é constantemente bombardeado por centenas de campanhas e anúncios e acaba por ganhar resistência e selecionar apenas o que se distingue do habitual. 
A acrescentar a esta situação, existem os preços exorbitantes praticados pela Publicidade, que não permite que as pequenas empresas possam competir com os grandes grupos empresariais a esse nível. É por estas razões que o futuro da Publicidade se baseia na procura de novas alternativas mais criativas e económicas, que muitas vezes sobressaem em relação a anúncios realizados nos mass media. 
Como exemplo das várias alternativas, existe o Marketing de Guerrilha, que se caracteriza pela utilização de métodos alternativos que estão ao dispor das empresas, quer a nível físico, quer a nível económico, para publicitar determinado produto ou serviço de uma forma menos convencional e surpreendente, e também o Marketing Digital, que consiste em ações de comunicação das empresas através da Internet. 

Será então que a Publicidade tem limites?

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