sábado, 19 de janeiro de 2013

Proposta temática - A imprensa Cor-de-Rosa

A imprensa cor-de-rosa é o termo utilizado para caracterizar o jornalismo focado na vida íntima de pessoas conhecidas na sociedade, como membros da elite, figuras do chamado Jet-set, entre outros. Estas publicações, na sua maioria revistas são, por vezes, criticadas por fazerem a sua cobertura de forma intrusiva e cometerem invasão de privacidade de pessoas que, embora sejam famosas, não querem que a sua intimidade seja colocada em plena “praça pública”. Por outro lado, existem pessoas com um estatuto elevado na sociedade que se oferecem para dar entrevistas e posar para fotos, compactuando com o chamado "culto à celebridade". 
São revistas em que as imagens predominam e o texto é escasso, prevalecendo o sensacionalismo, na tentativa de incentivar à leitura dos artigos. 
Onde quer que vamos, há sempre alguma revista cor-de-rosa a piscar-nos o olho. Seja no cabeleireiro, no café, no supermercado, estão em todo o lado. 
Em torno deste tema existe uma enorme controvérsia, em saber se a imprensa cor-de-rosa pode ser considerada jornalismo, havendo um certo preconceito perante este tipo de atividade, tendo em conta que falar da vida íntima das celebridades vai contra os principais princípios deontológicos do jornalismo, que consiste basicamente na divulgação de informações importantes para quem têm acesso aos media. 
Em suma, este tema é um importante componente da cultura portuguesa, pois o tempo dos portugueses gasta-se em grande parte na leitura de revistas-cor-de-rosa e visionamento de telenovelas. Sendo assim, coloca-se a pergunta essencial: a imprensa cor-de-rosa pode ser considerada jornalismo ou não?

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