sábado, 19 de janeiro de 2013

Proposta Temática - O ensino no jornalismo


O ensino do jornalismo em Portugal é uma circunstância relativamente recente, sendo que o primeiro curso em Comunicação Social data de 1979 na Universidade Nova de Lisboa.

No entanto, as tentativas para criar um curso superior para jornalistas já são bastante antigas. Desde o final do século XIX que se criaram cursos de jornalismo no mundo inteiro (nomeadamente nos E.U.A.), já que o ensino desta área se tornou indispensável num mundo mediatizado.
Atualmente, são muitas as instituições no nosso país onde se ensina jornalismo, e muitos os docentes que se dedicam a ensinar o que é o jornalismo, e cada vez maior o número de alunos interessados em aprender as bases jornalísticas. 
Desta forma, é também essencial divulgar quem de uma forma correta e aprofundada reflete sobre o jornalismo e tenta melhorar o desempenho na área.
O que se pretende no debate deste tema é abordar os vários pontos de vista que os docentes de jornalismo possam ter sobre o seu ensino e mostrar as várias formas de o debater e explicar, nos diferentes locais de ensino do nosso país.

Sem comentários: