sábado, 19 de janeiro de 2013

Proposta Temática - A abordagem das redes sociais por parte das empresas/instituições



As redes sociais são atualmente um pilar fundamental para o sucesso de qualquer empresa, nomeadamente através da divulgação da empresa e dos seus produtos no Facebook e no Twitter. 
Esta nova forma de fazer chegar informação ao cliente tem proporcionado às empresas a oportunidade de lançar, ou relançar, de forma gratuita, uma marca, um produto, de forma a este ficar mais perto do consumidor. Esta relação de proximidade é uma componente fundamental do negócio das empresas nas redes sociais, com a principal função de reduzir a distância entre o potencial cliente e a marca.
As redes sociais não são apenas depósito de informação, são campanhas de publicidade, promoções, descontos, notícias em 1ª mão, contacto direto com os utilizadores, entrevistas, sondagens etc.
As redes sociais podem também ajudar a inovar e a desenvolver as campanhas online das empresas nacionais, a partir dos melhores exemplos vindos do estrangeiro.
A divulgação através de plataformas como o Facebook possibilita também a empresas com menos recursos que as multinacionais, o fazer a divulgação dos seus produtos através de formas inventivas, tentando chegar ao maior número de clientes possível, e isto com um custo mínimo.

Esta temática permitirá abordar várias questões:

A abordagem das campanhas/promoções/divulgações será diferente conforme o produto que se quer oferecer ao consumidor?

Quais são as estratégias utilizadas para conseguir publicitar uma marca em apenas 140 caracteres (Twitter)?
É fácil gerir a abordagem aos conflitos gerados no seio das redes sociais, em termos específicos das empresas (caso recente da EDP)?
Qual o perfil necessário, em termos de Marketing e Comunicação, para gerir uma rede social de uma empresa de sucesso?


Sem comentários: