sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Proposta Temática - Relações Públicas e Assessoria de Imprensa no desporto

O Desporto é um dos fenómenos mais mediáticos da nossa era, um “mundo” que desperta emoções, sensações, lutas, amores e ódios a milhões.

É também um negócio que movimenta quantias astronómicas de dinheiro e implica um forte investimento, que exige conhecimentos profundos em diversas áreas e um rendimento ímpar por parte dos atletas, mas que obriga também a um esforço e uma dedicação elevadíssima por parte das instituições e das pessoas que as gerem.

As vitórias conquistam-se em campo, nos estádios, mas também fora do terreno de jogo, onde a reputação e o bom nome se ganha, no “campo” da Comunicação Social: nos programas de T.V., nas rádios, nos jornais, na internet…

Assim, a vertente das Relações Públicas, os seus departamentos e as assessorias de imprensa tornam-se um elemento fundamental para o sucesso dos clubes, e uma área essencial para as instituições.

A gestão dos discursos e das imagens é, por isso, um tema actual e nas “bocas do mundo” quando a toda a hora, a fronteira entre os gostos, a intimidade dos atletas são confundidos, pelos adeptos e não só, com os seus feitos no campo profissional.

Esta é uma gestão delicada, que envolve não só os próprios atletas, como também os clubes e as marcas desportivas.

No entanto, é impossível negar que, actualmente, as relações públicas, os assessores de imprensa e os próprios desportistas – que difundem os feitos e as notícias - são um canal privilegiado entre a realidade e a imprensa, que depois os transmitem ao grande público.

Como pode a Imprensa influenciar o fenómeno desportivo?

Será muito complicado para o atleta fazer a gestão mediática da sua própria carreira?

Como se pode “vender” uma marca Clube/Atleta/Instituição?

Como se processa a faceta da assessoria de Imprensa?

Funcionará esta apenas como uma forma de “apagar incêndios” mediáticos?

Sem comentários: