sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Proposta Temática - As crianças na publicidade e a forma como estas a percepcionam

O principal objectivo desta proposta de debate, “As Crianças na Publicidade e a forma como essas mesmas crianças a compreendem e a percepcionam”, é o de avaliar o seu papel no mundo dos anúncios publicitários.

Hoje em dia, são inúmeras as publicidades infantis, tanto na televisão como nos jornais e outros meios de comunicação. O intuito desta proposta será o de explorar o mundo infantil na publicidade, mencionando exemplos em que a publicidade é feita de forma correcta e seguindo as normas éticas, mas falando também de outros casos em que as crianças são eventualmente expostas e enquadradas no universo publicitário de forma negativa, e equacionar como se processa essa utilização.

Em relação aos exemplos que poderão não se enquadrar na ética da publicidade para crianças, existem anúncios onde as crianças aparecem de forma exagerada, ficando algo desprotegidas, não se respeitando os seus direitos, embora não o possam expressar, de não serem “utilizadas”.

Também um factor importante, nesta área, é o da Psicologia Infantil, e como esta se relaciona com os casos que mencionámos.

Em termos do mundo exterior à publicidade, a forma como as crianças a percepcionam e a forma como estas “absorvem” tudo o que lhes é mostrado, o objectivo será analisar a reacção da criança e a influência da publicidade no comportamento diário desta.

Por exemplo, quando é apresentada uma publicidade, um anúncio, será que a criança, ao digerir toda a imagem e informação, segue posteriormente um padrão de comportamentos estereotipado?

Em resuma de que forma é que a criança é exposta na publicidade? Está desprotegida ou segura?

Será respeitada a conduta ética e os direitos da criança na publicidade infantil?

É possível esta publicidade afectar e gerar alterações comportamentais no quotidiano da criança?

Quais são as repercussões que as crianças poderão sofrer face à exposição mediática?

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