sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Proposta Temática - Rádio: informação ou entretenimento?

A rádio é um instrumento de comunicação com uma narrativa singular, sendo tradicionalmente conhecida como um meio imediato e irrepetível, onde a mensagem tem um tom, geralmente íntimo e personalizado e onde o produto é descrito mas não é visualizado.

Por outro lado, permite seleccionar o tipo de audiência mais conveniente e divulgar uma grande variedade de mensagens. A facilidade que temos em ouvir a rádio é muito grande, já que a sua audição permite várias ocupações em simultâneo, o que faz com que seja diferente dos outros meios de informação.

A interactividade radiofónica é um produto do dia-a-dia, os emissores tornando-se também em receptores, através das conversas pelo telefone, o que torna um programa de rádio uma das formas mais participativos da comunicação, não estranhando portanto esta ser considerada o mais interactivo de todos os meios.

A rádio tem-se reinventado, ao longo da história, quer ao nível da produção de conteúdos, a Informação, quer ao nível do Entretenimento.

Em Portugal, as primeiras emissões de rádio datam de 1926, com conteúdos maioritariamente informativos e onde o entretenimento se revelava apenas na propaganda do regime em vigor.

Quando falamos em informação e entretenimento na rádio, temos de ter em conta se se trata de uma rádio local ou nacional, já que existe uma grande diferença entre ambas.

Ao falarmos em informação local, temos de ter em conta a especificidade da região. Estas rádios tem a obrigação de proporcionar não só entretenimento, mas também proporcionar maior informação sobre a sua região, do que as rádios nacionais. São rádios numa escala mais pequena e com menos investimento em equipamentos de última geração e de pessoal; tendo também o seu modo de produção transformado e facilitado pelas novas tecnologias, mas possuindo mais condições em termos da informação local e da prestação de serviços.

Por outro lado, as rádios nacionais têm programas específicos durante o dia sobre variados temas, tendo à noite, tal como as locais, programas temáticos, publicidade, música e programas sobre cultura.

Em termos de função das rádios, estamos perante um cenário de informação ou de entretenimento?

De que modo estes dois itens são tratados pelas rádios locais e pelas rádios nacionais?

Será que o entretenimento, através da publicidade, tem maior importância nas rádios locais ou nas rádios nacionais?

3 comentários:

Pedro Garganta disse...

Como disse na terça feira passada, este tema é muito confuso. Tem que haver um maior esclarecimento sobre o que querem tratar. As rádios ou são de entretenimento ou de informação. Portanto a discussão que querem abrir é totalmente imperceptível... Como é que o entretenimento vs informação entra numa outra luta entre nacional vs regional? Acho que têm que pensar melhor no que querem...

Daniela disse...

Sim, também sou da opinião que o grupo deve esclarecer melhor o que quer falar. Ler esta proposta não é muito esclarecedor sobre o tema...

Anónimo disse...

Atenção a este tema, pode resultar numa discussão muito interessante mas de facto tem de ser focado...

Também poderia ser interessante a discussão em torno da informação que é feita nas regionais - cada vez se ouve mais noticiários com temas nacionais - porquê que o papel das locais/regionais se está a inverter?

Pedro... não é assim tão linear as rádios serem ou de informação ou de entretenimento...

E já estiveste num grupo de rádios que prova que essa definição absoluta ...nem sempre existe.

Se precisarem de alguma coisa ... digam! Tânia Paiva