sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Proposta Temática - A publicidade na rádio

A rádio é um veículo de comunicação, que se baseia na difusão de informações sonoras, por meio de ondas electromagnéticas, em diversas frequências. Desde 1925, data em que nasceu a primeira rádio em Portugal, a rádio “CT1 AA”, que este meio de comunicação se tornou extremamente popular no nosso país.

Actualmente, ainda que ultrapassada pela internet e pela televisão, a rádio continua a ser um dos meios mais acessíveis ao público, através da sua capacidade de ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente.

Entre as músicas e os noticiários, que constituem, geralmente, a parte mais importante na rádio, a publicidade é também um elemento essencial da sua programação, e ainda que indesejada por muitos dos seus ouvintes, não se pode menosprezar o facto da publicidade ser uma das mais importantes formas que as rádios têm de angariar receitas.

No entanto, a televisão é hoje em dia, indiscutivelmente, o elemento preferido para os anúncios publicitários com toda a vantagem que o elemento visual lhe confere. O vídeo, a imagem, o jogo de cores e sons, tudo isso é essencial na preferência pela televisão em termos de anúncios publicitários, quer para os espectadores quer para os publicitários, ainda que para estes últimos o preço elevado seja um problema.

No âmbito do nosso tema, “A publicidade na Rádio”, optámos por abordar algumas questões que consideramos essenciais:

A publicidade é igual, em termos de volume e de receitas, nas rádios nacionais e nas rádios regionais?

Como se faz a transição da publicidade televisiva para a rádio? Quais são as modificações que ocorrem, tendo em conta os meios diferentes?

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