segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A Imprensa Escrita Gratuita


No procedimento das reuniões periódicas, surgiu mais um possível tema a ser abordado nas XII Jornadas da Comunicação, a imprensa escrita gratuita. Esta foi referida na possibilidade de esclarecimentos a ela ligados.
Actualmente, muita da informação que chega ao público faz-se através dos jornais gratuitos que são disponibilizados diariamente em diversos pontos do país, denotam-se alguns exemplos de referência como o Metro ou O Destak. O facto é que estes jornais atingem um elevadíssimo número de tiragens, sobrepondo-se mesmo a jornais de referência como O Público ou o DN. Alguns especialistas indicam que a base destes jornais é exclusivamente dedicada à publicidade esquecendo assim os critérios deontológicos do jornalismo, a objectividade e a imparcialidade. Por outro lado, a afirmação que a informação nos jornais gratuitos é mais leve, concisa e resumida, proporcionando uma maior facilidade na consulta do mesmo, para que a leitura seja realizada durante uma viagem de metro ou de comboio.
Com o aparecimento dos jornais gratuitos a imprensa tradicional temeu pela sua sobrevivência, contudo, verificou-se um aumento nas tiragens de edições de fim-de-semana dos jornais de referência, ou seja, a imprensa gratuita tem até então assumido um importantíssimo papel na criação de hábitos de leitura.
Pretendemos que este debate clarifique ideias e estabeleça uma decisão concisa sobre este assunto, que hoje em dia ora é criticado, ora é “aplaudido”.

Sem comentários: