segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A Sonoplastia


De acordo com as sessões de preparação para o evento das jornadas, surgiu a ideia de se organizar um workshop de sonoplastia para criar um ambiente mais dinâmico neste acontecimento. A sonoplastia é a união da música e o efeito sonoro para uma melhor condução de uma produção artística.
Apesar desta ferramenta ser há muito tempo utilizada pelos profissionais das mais diversas áreas, como a rádio, a televisão ou o teatro, a verdade é que o público em geral desconhece a sua verdadeira importância, bem como as potencialidades.
Quando numa peça jornalística vemos e ouvimos o produto final, raramente conseguimos imaginar por quais processos passaram. Todos os sons que fazem parte integrante de uma determinada reportagem são escolhidos detalhadamente.
Nas grandes reportagens por exemplo, tanto nos meios de comunicação visuais ou sonoros, a escolha, o tratamento sonoro é deveras importante na aceitação desse mesmo trabalho pelo público, na medida em que os sons escolhidos acabam por ser um suplemento muito importante em relação ao que se está a visualizar no caso de uma peça jornalística em televisão.
Na rádio, o trabalho que um sonoplasta tem de realizar acaba por ser mais significativo porque este meio vive e actua do som produzido.
É ainda de salientar, que a sonoplastia deve ser um complemento entre aquilo que se está a ver, ouvir ou seja, tem de existir uma certa concordância entre todos estes elementos para que o resultado final, seja simplesmente uma excelente forma de transmitir ao público a mensagem pretendida.
Assim, pretendemos que este tema seja do interesse geral do público e que desperte todo o interesse de forma a conhecer melhor algumas das potencialidades que giram em torno da sonoplastia.

Sem comentários: