sábado, 22 de dezembro de 2007

Proposta Temática

Tema: Imprensa Gratuita

Argumento:
O acentuado crescimento da imprensa gratuita é um facto contemporâneo, que despoleta um imenso número de questões sobre o futuro da mesma. Este tipo de imprensa e a “imprensa tradicional”, estabelecem inicialmente diversas diferenças entre si, já que a última segue estritamente todos os critérios deontológicos do jornalismo a ter em conta na elaboração de uma notícia, reportagem ou trabalho jornalístico. Já a imprensa gratuita é vista como um tipo de jornalismo mais leve, e superficial, destacando mais a razão da sua sobrevivência, a publicidade. Questiona-se deste modo, a possibilidade de existir uma fraca imparcialidade por parte deste tipo de jornal, indicando um caminho pouco credível para o leitor. Serão os jornais gratuitos uma ameaça? É a pergunta primordial corrente nos meios jornalísticos. Digamos que de acordo com esta visão, os jornais gratuitos prejudicam as vendas dos jornais de referência presentes na nossa actualidade, pois na tentativa de competir com estes, chegam a atingir tiragens muito mais elevadas, o que os leva a conseguir um maior número de leitores. No entanto, os jornais gratuitos tem como público-alvo, a população que não tem por hábito a leitura de jornais, que procurem uma leitura rápida de fácil acessibilidade e consulta, no intuito, de criar e instalar novos “hábitos de leitura”, assim tem-se verificado um aumento nas tiragens de fim-de-semana dos jornais de referência.

Proposta de Convidados:

- Director Editorial do Público, José Manuel Fernades;
- João Marcelino, Director do Diário de Notícias;
- Sónia Lamy, jornalista no Jornal diário “Metro”;
- Isabel Stilwell, Directora do Jornal diário “Destak”;
- José Carlos Abrantes, Provedor do leitor do Diário de Notícias;
- Dra. Teresa Ribeiro, Directora do Gabinete para os Meios de Comunicação Social

Data do Debate: 4(quatro) de Março 2008- 15 horas

Grupo Organizador:
Ana Margarida Nobre - 2º Ano Jornalismo e Comunicação
Carina Pinheiro - 2º Ano Jornalismo e Comunicação
Liliana Figueiredo - 2º Ano Jornalismo e Comunicação
Susana Cruto - 2º Ano Jornalismo e Comunicação

Sem comentários: