quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Rádios comunitárias

No passado dia 14 de Novembro de 2007 , surgiu mais um tema para a concretização de um debate nas XII Jornadas da Comunicação: as Rádios Comunitárias.
“Uma rádio comunitária é a rádio de proximidade, é da comunidade, gerida pela comunidade ou para a comunidade.”
As rádios comunitárias têm como principal função difundir informações úteis àqueles que moram em comunidades afastadas. As associações ou fundações comunitárias são de carácter civis, não partidárias, democráticas e sem fins lucrativos.
“Uma Rádio Comunitária não se identifica pela potência do seu sinal, nem pela frequência, a licença ou propriedade do meio, não procura o lucro mas sim servir a sociedade civil e prestar um serviço político fortemente mobilizador para influenciar a opinião pública, criar consensos e ampliar a democracia, enfim, construir a comunidade.
Quando uma rádio promove a participação dos cidadãos e defende os seus interesses; quando responde ao gosto da maioria e faz do bom humor e esperança a sua primeira proposta; quando informa com verdade; quando ajuda a resolver os mil e um problemas da vida quotidiana; quando nos seus programas se debatem todas as ideias e se respeitam todas as opiniões; quando se estimula a diversidade cultural e não a homogeneização mercantil; quando a mulher protagoniza a comunicação e não é uma simples voz decorativa ou um anúncio publicitário; quando não se tolera nenhuma ditadura, nem sequer a musical imposta pelas discográficas; quando a palavra de todos voa sem discriminações nem censuras, então essa é uma RÁDIO COMUNITÁRIA.” In AMARC (associação mundial das rádios comunitárias)
Em Portugal a legislação existente não permite que haja rádios comunitárias, por isso, achamos que este poderia ser um bom ponto de partida para se abordar este tema, ainda um pouco desconhecido entre todos nós. Esperemos que seja um grande êxito e que todos os membros do público se mantenham interessados e atentos.

Sem comentários: