sábado, 24 de novembro de 2007

"O Jornalista enquanto Escritor"



No passado dia 13 de Novembro de 2007, na reunião de preparação, sublinharam-se diversos temas que despertaram o interesse geral. Um dos temas propostos a debate (encontro) foi o da relação jornalismo e literatura. Pensamos que seja importante entender o que incita um jornalista profissional a procurar espaço e tempo para a escrita ficcional. Sabemos que muitos jornalistas escrevem obras baseadas em factos verídicos, tal como, um acontecimento sobre o qual eles fizeram cobertura, e que, de certo modo, leva a um fascínio de pormenorizar e dar a conhecer essa história. Por outro lado, também existem jornalistas que se dedicam a obras de poesia, romance, etc. Neste caso, passam para o papel, uma realidade toda ela criada por eles. Seria então interessante tentar entender:
* O que leva um jornalista a escrever uma obra literária;
* A passagem do jornalista à do escritor de obras baseadas em factos verídicos e a passagem do jornalista à do escritor de obras de ficção;
* Será que alguns dos "terrenos" sai prejudicado ou beneficiado;

Estas são apenas algumas ideias que poderão ser esclarecidas. Certamente que ainda há muito para investigar acerca do tema (aceitam-se sugestões), mas tudo faremos para que este assunto desperte a atenção e curiosidade do público.

Sem comentários: