terça-feira, 1 de dezembro de 2009

[Proposta Temática] O Corpo Feminino como incentivo publicitário

Sempre existiu uma hierarquia entre os géneros, marcada principalmente pela divisão sexual do trabalho, com as mulheres a terem um papel menor. Esta diferenciação ao longo do tempo conduziu a que a sociedade criasse um papel social diferente para cada um dos géneros.
A nível da publicidade existe também uma diferença em relação aos géneros, com o feminino a estar em destaque na maioria da promoção dos produtos, quer na televisão, na imprensa escrita, na internet e até na rádio.
Em publicidades reconhecidas por todos, como é o caso da lingerie Triumph, dos cereais Fitness e da cerveja Sagres a presença da mulher é constante, mas isso remete-nos para diversas perguntas: Será a mulher usada na publicidade apenas pelo seu corpo, pela sua sensualidade? A mulher é apenas um objecto no meio publicitário? Os produtos promovem-se melhor se o corpo da mulher for utilizado? Ou será que o público compra mais produtos devido a presença feminina na publicidade?
Este tema objectiva assim compreender como é que a mulher é vista na publicidade, o porquê desse tratamento e como é que deve ou deveria ser tratada.

Possíveis convidados:


  • Jorge Domingos Carapinha Veríssimo - Prof. Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa
  • Francisco Costa Pereira - Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa
  • Silvana Mota Ribeiro - Prof. Universidade do Minho
Grupo responsável:

Fábio Fialho
Hugo Alegre
Löic Antunes
Luís Silva


Sem comentários: