quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

[Proposta temática] “Fotografia, Jornalismo e Internet”

As novas tecnologias e os novos meios de comunicação introduziram novos formatos e mudanças no jornalismo.
As fotografias digitais são um registo histórico, uma memória. São um registo do quotidiano , uma ilustração e/ou complemento de relatos.
O fotojornalismo na Internet estabelece-se por dois meios: como um procedimento analógico, baseado em scanner e na web.
Estes procedimentos permitem uma velocidade de actualização em tempo real e recursos de memória ilimitados, como as galerias de imagens. O utilizador também é responsável pela imagem, pois com um clique pode escolher as imagens que quer ver, visualizá-la em diferentes formatos, arquivar , copiar e até enviar.
O advento das novas tecnologias de informação parece provocar uma nova revolução no acesso à informação, agora armazenada em novos suportes electrónicos e em espaços não topológicos e, como consequência directa, um retorno à visualidade na comunicação mediada.
Esta proposta procura compreender como se dá a representação do mundo, conhecida e experimentada por meio da imagem fotográfica produzida e veiculada por meio do jornalismo online. A construção de uma historiografia da visualidade na comunicação de massas ou mediada; o espaço, as características e o papel assumidos pela imagem jornalística disponível na web também são parte fundamental deste percurso ou reflexão.
Pretendemos assim, uma reflexão de como a imagem é vista na Internet e uma explicação de como o fotojornalismo e a web estão interligados. Será que o fotojornalismo na Internet tem futuro? Será que as imagens na web são mais vistas ou mais provocativas? Será que o cidadão tem um papel fundamental no fotojornalismo na Internet?

Possíveis convidados:
  • Jorge Carlos Felz Ferreira - Professor de Fotografia e Novas Tecnologias (FAESA)
  • Manuel Correia - Fotojornalista do Jornal de Notícias

Grupo Resposável:
Neuza Rosa
Raquel Pinto




Sem comentários: