segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

[Proposta temática] A Web 2.0

Chegou a era do utilizador Web 2.0. As forças de trabalho da nova geração, com fortes conhecimentos tecnológicos, procuram a colaboração e partilha de informação.
O termo foi criado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo redes sociais e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Internet, ela não se refere à actualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada pelos utilizadores e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interacção que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações.
Alguns especialistas em tecnologia alegam que o termo carece de sentido pois a Web 2.0 utiliza muitos componentes tecnológicos criados antes mesmo do surgimento da Internet. Alguns críticos do termo afirmam também que este é apenas uma jogada de marketing.

Marketing e publicidade
O marketing e a publicidade online também mudaram muito com a Web 2.0. Agora a empresa já não pode comunicar, ela deve aprender a interagir. A publicidade deixou de ser uma via de mão única, onde a empresa emite uma mensagem que o consumidor recebe.
Essas acções tornaram a experiência com as marcas muito mais interessantes, levando um número cada vez maior de empresas a apostar em acções de marketing com esse conceito.
A Web 2.0 foi responsável também pelo surgimento de acções cross-media, isto é, accções que unem a internet com outros media. São acções que começam num anúncio de jornal ou numa publicidade na televisão e que continuam na internet com a participação dos utilizadores.

Jornalismo
Os impactos da internet nas empresas e práticas jornalísticas foram potencializados com a popularização da Web 2.0. O envolvimento de cidadãos comuns, antes considerados meros leitores, na publicação e edição de conteúdos jornalísticos tem-se tornado uma prática cada vez mais comum. A esta tendência atribui-se o conceito de jornalismo participativo e jornalismo de cidadão.

Possíveis convidados:
  • Clara Pereira Coutinho - Professora auxiliar do Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho
  • Leonel Morgado - Professor Auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro na área de informática
Grupo Responsável:
Ana Tavares
Ricardo Coelho

Sem comentários: