quarta-feira, 25 de novembro de 2009

[Proposta temática] Será o “jornalismo do cidadão” o futuro da profissão?

O jornalismo de cidadão assenta a sua designação na capacidade de qualquer cidadão, sem formação jornalística, desempenhar a função de transmitir e difundir a informação.
Este conceito ganhou força nos últimos anos com o surgimento de novas ferramentas de edição e publicação na Internet como wikis, blogs e a popularização dos telemóveis equipados com câmaras fotográficas, além de outras novas tecnologias de informação e comunicação. Actualmente, um “qualquer cidadão” pode ser o primeiro a recolher informação, uma fotografia, declaração ou até um vídeo de um determinado acontecimento ocorrido num determinado local numa certa data e hora. Esta pluralidade de funções e oportunidades farão dele um jornalista?
Com o surgimento do conceito de Web 2.0 estes novos “difusores de informação” vêem nele a possibilidade de receberem e enviarem informação pela internet para qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Assim sendo, não há controlo sob o que é publicado, o que poderá trazer problemas para os cibernautas que não conseguem distinguir o que é notícia ou não, o que é verdadeiro e o que poderá ser ficção.
Blogs, facebook, twitter, e umas tantas outras ferramentas da web 2.0, fazem correr informação sem que seja necessária a intervenção de jornalistas profissionais ou de qualquer outra pessoa responsável pela edição da informação a publicar.
Mas serão estes indivíduos os futuros jornalistas? Serão as suas informações consideradas verdadeiras e credíveis? Poderão ser essas mesmas informações encaradas como notícias?

Proposta de convidados:

  • Inês Aroso – Vice-presidente do curso de Comunicação Social na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
  • Sandra Varandas – Jornalista da SIC multimédia;
  • Frederico Correia – Docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
  • Hélder Bastos – Professor de Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
Grupo Responsável:

Ana Tavares
Cátia Gomes
Joana Fistilla
Susana Serra


Sem comentários: