quarta-feira, 25 de novembro de 2009

[Proposta Temática] Webrádio: um novo conceito, um novo rumo?

A rádio é um meio de comunicação com uma narrativa singular, tradicionalmente conhecida como um meio imediato e irrepetível. Porém com a internet, a rádio pode redefinir-se.
As novas tecnologias têm sido um factor de renovação para a rádio. Ao longo dos últimos anos, a rádio tem-se reinventado, ao nível da produção dos conteúdos e das formas de recepção das emissões. Actualmente, a rádio pode incluir novos elementos na sua estrutura narrativa e desenvolver novas estratégias comunicativas.
A Internet tem vindo a integrar o sistema de comunicação da rádio, apresentando-se, no momento, como um suporte complementar para as emissões em FM. Para a rádio, ela desempenha um duplo papel na forma como é encarada, pois pode representar mais uma alternativa ou por outro lado uma hipótese de se modernizar e ficar a par das novas tecnologias de mercado.
Através da associação à Internet, a rádio conhece uma nova definição: Webrádio. Este novo conceito trará uma melhor qualidade gráfica ao site para atrair os visitantes. O esquema de funcionamento da rádio é alterado, apresentando os seus conteúdos de forma diferente estando estes preparados de acordo com o percurso que o site tem para oferecer, através de hipertexto e hiperligações.
A Webrádio funciona assim como uma nova modalidade, colocando os ouvintes/utilizadores como produtores da comunicação. Tirando partido da interactividade que a Internet oferece, estes são estimulados a produzirem e emitirem os seus programas, transformando a concepção tradicional da rádio.
Estará a rádio tal como a conhecemos a mudar para um novo rumo para um novo conceito? Será a Webrádio o futuro?


Possíveis Convidados:

  • Paula Cordeiro - Professora auxiliar do instituto superior de ciências e políticas na Universidade Técnica de Lisboa e doutorada em Comunicação.
  • João Paulo Meneses – Jornalista da TSF e conduz o programa diário “Mais cedo ou Mais tarde” sendo também autor do livro “O que passa na TSF”.
  • Teresa Alves – Coordenadora On-Line da TSF.
  • Pedro Caeiro - Editor dos sites da RR e da RFM.


Grupo responsável:

Rúben Martins
Tânia Santos

Sem comentários: