terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Propostas Temáticas - Futuro do Media Regional

Entende-se por media regional a indústria de comunicação social, distribuída numa determinada área geográfica, cujos objectivos não diferem muito dos media nacionais, ou seja, é um sistema empresarial com componentes técnicas e organizativas destinado a fornecer informação que seja socialmente relevante.

Apesar da proximidade organizativa, é no tipo de abordagem que o jornalismo regional mais se diferencia do nacional. É este tipo de abordagem que afasta ou aproxima o público, que no caso do jornalismo regional é tendencialmente mais velho. É necessário perceber o que distancia o público mais jovem e que medidas se poderão tomar para o cativar. Nesse sentido, criaram-se jornais regionais estritamente on-line, mas estará o problema na acessibilidade ou conteúdo?

Por outro lado, é necessário compreender as condições em que estes profissionais trabalham, pois sendo uma indústria de menores dimensões, os apoios políticos são maiores. Até que ponto não será esse apoio uma forma de pressão?

Possíveis convidados:

Imprensa Nacional: representante do Público/Diário de Notícias/I e representante da TSF/Antena1/Renascença

Imprensa Regional: representante da rádio Portalegre e representante do jornal Alto Alentejo

Responsáveis:

- Pedro Garganta

- Joana Fistilla

- Alexandre

- Mariana Gameiro

Sem comentários: