terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Proposta Temática - Influência da música na Publicidade

A publicidade é inevitavelmente influenciada pela música. Desde os primórdios da publicidade que a música assumiu um papel importante na estrutura dos anúncios televisivos e radiofónicos. É raro ver um anúncio sem música, pelo facto de esta despertar no espectador/consumidor uma intensa curiosidade/reconhecimento do produto. Sem música, o anúncio não causará um impacto tão marcante no público-alvo a que se destina. São as músicas dos diversos anúncios que nos ficam no ouvido, pelo ritmo ou pelo "choque", que se acumulam no nosso assobio ou que nos fazem cantar inconscientemente.

Esta preponderância e importância da música na Publicidade não pode ser subestimada, razão principal para uma cuidadosa escolha das bandas sonoras: estas estão adaptadas ao efeito pretendido, sempre dependendo do público a que se dirige essa publicidade.

Resumindo, será interessante para este tema investigar, entre outros assuntos, a reacção das pessoas com limitações auditivas ou visuais e desafiá-los a entender como eles próprios interpretam a publicidade?

A música é uma constante omnipresente na nossa vida. Será que deixámos de ver a publicidade com os olhos e começámos a vê-la com os ouvidos?

Possíveis convidados:

Luís Jardim (Música)

Pedro Bulcherrie Mendes (Televisão e Música)

Agência Euro RSCG (Publicidade)


Responsáveis:

Andreia Coelho

Jorge Relvas

Gaspar Garção

Francisca Santos

Maria Sousa

Catarina Silva

Patrícia Pinto

Nuno Ramalho

Diana Matias

4 comentários:

Unknown disse...

Farei minha mongrafia sobre a influência da música na publicidade.Vc poderia me indicar alguns autores para o assunto?
Gostei muito desta postagem no seu bolg.

abç.
Jéssica Tuany Ribeiro
BH

Ryry . disse...

Também estou escrevendo minha monografia sobre este tema. Se possivel, me mandem uns autores que falem sobre este tema, pois na minha faculdade não consegui encontrar. Obrigada! Aryana Lopes Portes
aryana.lopes@gmail.com

Marcelo Gianeli disse...

sou mais um a fazer a monografia sobre esse tema...gostaria de algumas sugestões de autores também
Agradeço
Marcelo Gianeli
marcelogianeli@hotmail.com

ANA PAULA disse...

estou fazendo minha monografia sobre esse tema e estou tendo muita dificuldade de encontrar autores que falam sobre esse assunto, fico no aguardo de suas sugestões. anapaulan_lima@hotmail.com
desde já obrigada! Att, Ana Paula Lima