quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Proposta Temática – A Influência do Marketing no Cinema

   O cinema, enquanto 7ª Arte, vive do talento dos seus realizadores, atores e argumentistas, mas é principalmente na forma como consegue conquistar e chamar os espetadores às salas de cinema, que esta arte centenária poderá assegurar a sua sobrevivência no futuro. 
    Mas o marketing não é (nem pode ser) apenas uma forma de gerar receitas, terá de procurar ser algo mais, criar no espetador o desejo de ver o filme e também de o “conquistar” de uma forma mais pessoal, realçando a qualidade do filme, a excelência dos atores, entre outros fatores.

   Portanto, a área do Marketing é essencial hoje em dia, para garantir a rentabilidade dos projetos cinematográficos, por vezes sendo a verba utilizada para a promoção do filme na ordem das dezenas de milhões de dólares.

    O departamento de Marketing consiste na promoção do filme e na idealização de uma estratégia, de forma a garantir a máxima visibilidade do filme junto do grande público e do público-alvo, através de várias formas: trailers para passar em cinemas, na televisão, posters, cartazes para jornais e revistas, outdoors, sites na internet e as inevitáveis redes sociais.

     O tema que se propõe a discussão têm como objetivo inquirir profissionais da área, críticos de cinema, professores universitários, mas também elementos ligados aos departamentos de Marketing dos grandes estúdios e distribuidoras.
Há muitas questões que se levantam à volta de um tema tão complexo e tão atual, como por exemplo:

    Quais serão os cuidados a ter quando se lança um filme, em termos da sua campanha publicitária? Como se determina o público-alvo de um filme?

     Existirá espaço para a criatividade e a arte, no marketing para cinema (nos posters, nos trailers, no marketing viral, de guerrilha, etc)?
Ou uma campanha é apenas a venda de um produto comercial?

      Será que o marketing de um determinado filme influencia à partida a forma como os críticos e os jornalistas irão ver e escrever posteriormente sobre esse filme?
Poderá por isso haver uma certa promiscuidade entre os estúdios/distribuidoras e os críticos?

       Qual é a verdadeira importância das redes sociais hoje em dia na divulgação/difusão de um filme? 
       Será apenas uma forma barata de publicitar um filme e criar buzz, com resultados imediatos, parecendo dar ao público a sensação que existe feedback do outro lado, que estão envolvidos intimamente no processo de produção e difusão de um filme, ou terá de ser encarada como uma estratégia fundamental para publicitar um filme, dando mesmo na realidade ao público o “poder” para ajudar o filme a ser o melhor possível e a ter o maior sucesso possível?

        Como é que o marketing lida e gere um público que em certas ocasiões à partida poderá já está conquistado para ver determinado filme de uma franchising, ou adaptação literária (como o universo Star Wars, Star Trek, O Senhor dos Anéis, Os Jogos da Fome), mantendo-lhes o interesse e apelando a essa faceta do público considerada mais fanática (os chamados nerds ou geeks), mas ao mesmo tempo apelando a um público o mais vasto possível?



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