segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Até que ponto a publicidade é invasiva?

     O Product Placement é a inclusão de marcas comerciais (de todo o género) dentro de conteúdos de entretenimento e ficção. As marcas que recorrem ao Product Placement têm em vista alcançar notoriedade, escolhendo não só os programas mas também os protagonistas com os quais o consumidor da marca se identifica. O Product Placement é um tipo de publicidade com já algum tempo de existência. No entanto actualmente está mais em voga, especialmente em Portugal, e bastante presente nas telenovelas portuguesas.

     Este tipo de publicidade, uma vez parte integrante de um conteúdo de entretenimento e ficção, torna-se aliciante, não deixando alternativa ao espectador senão deixar-se envolver.
A necessidade de auto-financiamento das produtoras televisivas, o actual estado de saturação publicitária na televisão, particularmente em prime-time e a indiferença que o receptor manifesta face aos modelos de publicidade tradicional, levou as produtoras televisivas e os canais televisivos a adoptar, cada vez mais, este formato.

     O debate permitirá avaliar o estado actual das inserções publicitárias  colocadas no interior nos programas de ficção em Portugal, particularmente nas telenovelas, de modo a tentar compreender esta realidade, quer pela sua natureza comercial, quer pela sua natureza social.

Qual é o ponto de vista do criativo publicitário sobre este tema?

Como encara o actor a interpretação do Product Placement?

Qual a tomada de posição de um crítico de publicidade face ao Product Placement?




Sem comentários: