quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A relação entre os jornalistas locais e nacionais

     Os meios de comunicação locais distinguem-se dos nacionais, na medida em que influem na sociedade e criam relações com ela, relatam acontecimentos locais e regionais. O jornalismo de âmbito nacional cinge-se ao que se passa nas grandes cidades, na maior parte das vezes até se foca, apenas, nas duas grandes metrópoles (Lisboa e Porto), o jornalista local, mesmo que trabalhe numa capital de distrito procura saber e aprofundar tudo o que se passa em todas as freguesias, vilas e aldeias.

     Os Órgãos de Comunicação locais têm na publicidade a sua principal fonte de rendimento, sendo na maioria das vezes os jornalistas a adquiri-la. Os meios locais  apresentam fragilidades ao nível dos recursos humanos, técnicos e financeiros, e os seus jornalistas, em muitos casos, têm vínculos incertos e exercem a profissão apenas nas horas vagas. 

      A comunicação social local distingue-se da comunicação social nacional sobretudo no papel que desempenha na sociedade, mais especificamente na sua região. Os meios de comunicação locais têm uma forte ligação à comunidade, divulgam iniciativas na região e promovem-na. O seu trabalho é de índole informativa, com o reforço dos conteúdos informativos com particular atenção aos fenómenos da vida local.      Nos meios de comunicação nacionais a situação difere, na medida em que não há tanta proximidade com o público. Os órgãos de comunicação nacionais não se centram em falar da realidade de uma só comunidade, a informação que passa nestes meios é mais generalizada e pretende atingir maior número de população. 

     Entre os vários problemas dos meios de comunicação locais está a falta de recursos humanos, técnicos e económicos, “o custo das impressões, aliada a um decréscimo de compradores de jornais e de clientes de publicidade, têm ditado o fim da imprensa local”, refere Helena Correia, jornalista de um órgão local.
     Quais serão então as questões mais atuais destas duas realidades jornalísticas?

     Em debate, o grupo gostaria de saber por onde passa o futuro dos Órgãos de Comunicação Social Locais e Nacionais. Será que a Comunicação Local Regional tem mais dificuldades em adaptar-se à utilização das novas tecnologias, do que a Comunicação Social de âmbito Nacional? As dúvidas fulcrais desta temática centram-se na possibilidade de extinção dos Órgãos de Comunicação Locais, e se tal acontecesse até que ponto seria prejudicial para o jornalismo em geral? 

     Tudo o que se pode dizer sobre a comunicação social local depende do órgão e da localidade onde o jornalista está inserido, tal como acontece nos media nacionais. O jornalismo é subjetivo – local ou nacional, jornalista é jornalista. 





Sem comentários: