terça-feira, 1 de dezembro de 2009

[Proposta temática] Marketing comportamental – o futuro da publicidade on-line?

O Marketing Comportamental ou Behavioral Marketing é um novo conceito que começa a dar os primeiros passos em Portugal.
O objectivo de qualquer marca passa por corresponder às necessidades/gostos do seu target, desta forma o marketing comportamental surge como método que visa enviar mensagens contextualizadas aos usuários durante a sua navegação na web.
Segundo uma pesquisa realizada nos EUA, conclui-se que os consumidores estão mais receptivos aos anúncios personalizados de acordo com os seus interesses do que a anúncios gerados de forma massiva.
Como forma de combater a massificação das campanhas de banners surge a necessidade de intervir o marketing comportamental que, opta por comunicar apenas para os internautas que demonstram interesse relacionado com determinado produto/marca/serviço.
O behavioral targeting ou marketing comportamental é uma técnica utilizada na publicidade online, que cinge-se apenas às páginas visitadas ou pesquisas realizadas, de forma a oferecer publicidade que à partida será mais importante e que vá de acordo com os interesses dos utilizadores.
O behavioral targeting tem por base um sistema de gestão de informação e perfil de comportamento dos consumidores online, que regista ou anexa diversas informações: tipo de site, tema da página vista, número de páginas vistas sobre esse tema, se clicou em algum tipo de publicidade.

Neste contexto as tecnologias da informação tornam-se num grande aliado para os anunciantes. Cada vez mais a tecnologia aponta para o desenvolvimento de novas aplicações com que possibilitam conhecer o comportamento "virtual" dos potenciais clientes.

Pode se então afirmar que as tecnologias da informação para além de se tornarem aliados dos anunciantes, assumem -se também como ferramenta para a evolução do negócio publicidade.

Possíveis questões a serem abordadas:


  • Quais as vantagens/desvantagens deste tipo de marketing?
  • Será o behavioral targeting viável?
  • Substituirá este os métodos da publicidade tradicional?
  • Será este rentável ou mais dispendioso?
  • Será este o futuro da publicidade online?
  • Como meio publicitário que impacto terá nos internautas?
Possíveis convidados:
  • André Macedo - Actual Sales- Serviços de Marketing na Internet, SA
  • Domingos Pereira - Responsável pela Comunicação de Marketing da FEUP e gerente da marca WorkLovers
  • Vicente Rodrigues - Professor da licenciatura em Gestão de Marketing no ISCTE

Grupo responsável:

Ana Rita Matilde
Delfino Falante
Eneida Semedo
Lúcia Calado

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