terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Mensagem Subliminar


"Porquê que às vezes sentimos uma necessidade urgente de consumir determinado produto? Porquê que na hora de comprar escolhemos uma marca desconhecida? Fique atento para a publicidade subliminar."

Mensagens subliminares são aquelas que os sentidos humanos não conseguem perceber de forma consciente, assim, a mensagem atinge outra parte do cérebro humano.
Este termo foi inventado por James Vicary, especialista em marketing, que desenvolveu uma técnica chamada "projecção subliminar", onde imagens intencionais impossíveis de se perceber de forma consciente eram projectadas em fracções de segundo numa película de cinema. Após as experiências de Viacary, todo o mundo da publicidade se concentrou nesta inovação. Assim, a publicidade subliminar vai inserir mensagens justamente no inconsciente, para tentar persuadir as pessoas no processo de compra. Trabalhando nos impulsos e emoções, a publicidade subliminar é capaz de manipular comportamentos, atitudes e preferências dos consumidores através da captação de estímulos não consciencializados. Na publicidade, os anúncios que são conscientemente lembrados são considerados falhados, pois um anúncio serve para motivar uma decisão de compra, dias, semanas ou meses depois de ser percebido "Após estimulação subliminar o sujeito faz algo em resposta a determinadas mensagens sem conhecer a causa da sua conduta"(Catarina Diniz, licenciada em Comunicaçao Empresarial)
Em Portugal, esta prática é proibida por lei, pois é considerada perigosa pois influencia comportamentos . Mas não será , hoje em dia com a evolução das tecnologias, esta publicidade mais usada sem termos consciência do que se passa? Seria bom um esclarecimento sobre este assunto, perceber o que é preciso para a elaboração destas mensagens e saber como estas mensagens actuam em nós.

Sem comentários: