quinta-feira, 13 de março de 2014

Programa das XVIII Jornadas da Comunicação

    As XVIII Jornadas da Comunicação estão a chegar, dias 18, 19 e 20 de Março no auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre. 
   Vão ser três dias de debates muito interessantes com convidados ilustres da sociedade, sessão de cinema e ainda um workshop.
    Aqui fica o nosso convite, reserve já o seu lugar no auditório. Não vai querer perder!
Aqui está o nosso cartaz e a programação!!!!!





quinta-feira, 6 de março de 2014

A forma como o grafismo e o design influenciam o sucesso de um jornal/revista

     Nos últimos anos, com a evolução e inserção das novas tecnologias de informação no jornalismo e na produção gráfica começaram a surgir novas técnicas, pelos mass media, de captação de público-alvo. Nestas técnicas destacam-se o design e o grafismo que estão assimilados a divergentes meios de comunicação social. Estes métodos e técnicas ao longo dos anos têm vindo a sofrer alterações e actualizações pelos responsáveis da parte gráfica do órgão de comunicação social. 

      O design é um dos componentes da gramática produtiva do discurso jornalístico. É a partir dele que o discurso é estruturado, visto que na sua estratégia comunicativa, o jornalista deve ter em mente as regras impostas pelo projeto gráfico do jornal, que, juntamente com as orientações editoriais, compõem cada dispositivo do enunciado.

      Focalizado na imprensa, este tema vem trazer esclarecimentos e elucidações quanto à forma como os jornais em papel criam e mantém uma imagem que os distingue dos demais. O jornal "i" e o jornal "Expresso", são dois exemplos nacionais que poderemos considerar em termos de design e grafismo. O jornal "i" venceu o prémio da Society For News Design como o "jornal mais bem desenhado do mundo”. Por outro lado o conceituado Expresso foi eleito pelo "The World Editors Forum" como um dos 10 jornais com melhor design em todo o mundo.  

Até que ponto o design de um jornal afecta a credibilidade do mesmo?

 Qual o público-alvo que pretende alcançar com o design/grafismo que utiliza?

 Qual é a diferença entre o grafismo e o design?

 Quais os jornais que investem mais no grafismo do jornal? O que altera este investimento? 

 Quais os tipos de grafismo que despertam mais interesse no público?

 Quando surgiu a necessidade de tornar o jornal mais apelativo?

 Quais os aspectos a ter em conta no grafismo do jornal da perspectiva do designer?