quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Proposta Temática: Precariedade no Jornalismo

Tema: Precariedade no Jornalismo

Argumento:

A profissão jornalística vive actualmente uma situação precária. Todos os dias aparecem novas notícias acerca das condições desfavoráveis a que os jornalistas (especialmente os recém-formados) se têm que submeter de forma a poderem exercer a sua profissão.

Mas o que é realmente a precariedade na profissão jornalística? Existem diversas formas de precariedade, podendo basear-se relativamente a questões de contratos de trabalho, composição de salários, pressões da direcção do órgão de comunicação, falta de segurança e estabilidade (iminentes reestruturações e reduções de efectivos), processos de selecção e exclusão de profissionais.

Quantos não serão os jornalistas que, por medo, ignorância ou falta de vontade, se “escondem” em condições de precariedade de forma a defenderem-se do desemprego?

Um dos casos mais falados e bastante presente na memória é o do jornal “O Primeiro de Janeiro”
Foram despedidos 34 jornalistas e três administrativos deste meio de comunicação social. Os trabalhadores foram impedidos de entrar na sede daquele diário quando, no dia 15 de Setembro, procuravam respostas para o incumprimento dos pagamentos de salários em atraso.

O jornal “O Primeiro de Janeiro” suspendeu a sua publicação no passado dia 1 de Agosto, após o despedimento colectivo de toda a redacção, regressando às bancas no dia 4 de Agosto pela mão de Rui Alas, ex-director do suplemento desportivo daquele órgão, e quatro jornalistas do mesmo suplemento.

Outro caso muito importante é o de João Pacheco, jornalista que ganhou o Prémio Gazeta Revelação 2006, e dedicou o galardão a todos os jornalistas precários e anunciou que iria usar o prémio para pagar as suas "dívidas à Segurança Social", já que ele próprio, é também um profissional a recibos verdes à peça. Após três anos de trabalho, continuava a não ter qualquer contrato, nem tenho rendimento fixo, nem direito a férias, nem protecção na doença.

É desta forma que os profissionais da área jornalística são tratados, pressões administrativas, a receberem um preço por cada peça que escrevem e por vezes com pouca liberdade de imprensa.
Possíveis Convidados:

João Pacheco, Jornalista
Alfredo Maia, Presidente do Sindicato dos Jornalistas
José Alberto de Azeredo Lopes, Presidente da ERC
Convidados Alternativos :
André Soares, jornalista
Pedro Monteiro, fotojornalista

Rui Alas Pereira (Director d’ O Primeiro de Janeiro)


Membros que organizam:

Bruno Mocho
Cátia Barata
Filipe Batuca
Guilherme Ferreira
Luís Nunes

terça-feira, 18 de novembro de 2008

As XIII Jornadas da Comunicação

Após um tempo de pausa, a Comissão Organizadora das Jornadas da Comunicação voltou ao activo. Este ano a Comissão conta com cerca de 40 alunos onde estão envolvidos os três anos do curso de Jornalismo e Comunicação.
Como acontece todos os anos, foram eleitos novos membros para a Coordenação das Jornadas da Comunicação. Assim sendo, os novos membros da coordenação são:
· Coordenadora: Anabela Benedito (3º ano Jornalismo)
· Sub-Coordenadora: Helena Velhinho (3º ano Jornalismo)
· Secretária: Andreia Ventura (3º ano Jornalismo)
· Tesoureira: Ana Matilde (2º ano Comunicação)
Actualmente na 8ª reunião, as XIII Jornadas da Comunicação contam já com alguns temas e respectivos grupos. Trabalham-se neste momento as Propostas Temáticas de cada tema que serão, futuramente, divulgadas no blog.